Taça de Portugal

amigos_da_montanha_-_logo

Campeonatos Nacionais Longa e Sprint 2019 (noticia e filme da minha prova de Sprint)

0

Realizaram-se neste fim de semana de 27 e 28 de Abril no Monte do Facho e em Arcozelo os respectivos Campeonatos Nacionais de Orientação pedestre 2019.

Evento a cargo da secção de Orientação dos Amigos da Montanha.

No Sábado foi realizado o campeonato Nacional de Distancia Longa no Monte do Facho, mapa com muito pormenor técnico e uma extensa rede de caminhos.

Com uma boa prova consegui ser Campeão Nacional individual e por equipas nesta Distancia.

Mapa Facho (DOMA)

No Domingo em Arcozelo corremos o Nacional de Sprint. Muito bom terreno para esta vertente da modalidade. Mais uma vez fiz uma boa prova e consegui ser Campeão Nacional nesta vertente e novamente juntar o titulo individual ao colectivo.

Mapa Arcozelo (DOMA)

Quero dar os parabéns aos Amigos da Montanha pelos dois excelentes Campeonatos e agradecer a Serfisio Barcelos e a Escola Pé de Dança pelo apoio.

GD4C_2

NAOM 2019

0

Realizou-se no passado fim de semana de 09 e 10 de Março, o Norte Alentejano “O” Meeting 2019, evento organizado pelo Grupo Desportivo 4 Caminhos na zona de Portalegre.

Este evento contou com mais de 1000 participantes oriundos de toda Europa, participantes estes que ficaram muito agradados com os terrenos e os percursos deste grande evento.

Quanto a minha prestação e atendendo aos estrangeiros a competir no meu escalão, foi um pouco inesperada, venci o primeiro dia com alguma margem, e fui segundo no segundo dia  a apenas uns segundos do vencedor, o que deu para ser o vencedor no computo geral.

Mapa 1º dia – Monte Mélio (DOMA)

Mapa 2º dia – Alagoa (DOMA)

OriMondegologo

Portugal “O” Meeting 2019

0

Realizou-se no fim de semana de Carnaval, de 02 a 05 de Março, mais um Portugal “O” Meeting, evento anual mais importante em Portugal e um dos eventos mais importantes da Europa onde todos os anos traz a Portugal os melhores atletas do Mundo. Este ano o evento foi organizado pelo Ori Mondego e decorreu nas zonas do Palheirão e Quiaios.

Em ter gerais a minha prestação foi “boa” mas o primeiro dia de competição foi sem duvida alguma a minha pior prova de sempre nestes 25 anos de Orientação.

Day 1, Palheirão (mapa aqui)

Poderia tentar arranjar desculpas extras, mas a verdade é que não consegui “entrar” no mapa e contrariamente ao que costumo “ensinar” e fazer, corri sem olhar para a Bússola, corri sem olhar para o mapa e no final o resultado não podia ser mais desastroso.

Fui 32º na geral a 21 minutos de distancia do vencedor (sem comentários).

Day 2, Quiaios (mapa aqui)

Este dia correu um pouco melhor, prova quase sem erros e acabei por ser 6º na geral e melhor Português.

Day 3, Quiaios (mapa aqui)

Mais um dia um pouco complicado, dois grandes erros pontos de controlo 4º e 5º e mais um “pequeno” erro ponto 16º, levaram-me ao 7º lugar na geral a mais de sete minutos do vencedor.

Day 4, Quiaios (mapa aqui)

Finalmente ultimo dia de competição, desta vez uma distancia Longa. Se a minha confiança ainda não tinha sido recuperada desde o primeiro dia, esta distancia longa vinha um pouco tarde atendendo ao meu estado físico, mas a cima de tudo psicológico. Tentei simplificar logo des do inicio, mas a “sujidade” do terreno fez com que a confiança descesse e o que me pareceu uma prova não muito boa, acabou por se revelar uma boa prova e o 3º lugar na geral foram o reflexo disso mesmo.

No final de Portugal “O” Meeting fui 5º classificado na geral final e somei 3 primeiros lugares para o Ranking da Taça de Portugal.

Obrigado a Serfisio Barcelos e a Escola Pé de Dança, Obrigado a Organização e obrigado ao meu Clube, COC.

Logo CPOC

Mora “O” Meeting 2019

0

Realizou-se no passado fim de semana de 16 e 17 de Fevereiro de 2019, o Mora ‘O’ Meeting - XXIX Troféu de Orientação do CPOC.

Este troféu teve duas etapas de distância média, embora como a preocupação da organização se focou nos “Elites”, eu acabei por fazer uns tempos aquém do exigido por lei (27 minutos no Sábado e apenas 24 minutos no domingo).

Entristece-me estar numa arena de uma prova da Taça de Portugal e apenas ouvir o speaker de serviço a dar créditos aos Elites, mesmo que esses elites não passem de elites apenas no escalão, por momentos fez-me lembrar as provas de Campeonatos do Mundo onde aí sim, os Elites eram as figuras principais e os restantes eram escalões das provas abertas, o que não era o caso nesta prova da Taça de Portugal, mas enfim, as atitudes ficam com quem as praticam.

Quanto ao meu resultado e como frisei em cima, foram duas distancias médias bastantes curtas e num terreno rápido mas ao mesmo tempo bastante técnico, ajudou bastante fazer as duas etapas quase sem erros.

No final acabei por ser 3º no troféu, mesmo tendo vencido por larga margem as duas etapas a contar para a Taça de Portugal, fui 3º porque mais uma vez a organização quis “obrigar” os atletas a participar numa prova extra, prova esta que contou para o Ranking final deste Troféu.

Mapa Sábado DOMA

Mapa Domingo DOMA

Resultados AQUI

Ori-Estarreja

CIFO 2018 – Sprint – A prova vista por mim

1

CIFO 2018 – Campeonato Iberico Feminino de Orientação Pedestre, 2ª etapa, Praia de Mira – Sprint

Prova de Joaquim Sousa em H 45.

Ir ao Topo