Clubes

Logo Adfa

Campeonatos Nacionais de Distancia Media e Estafetas

0

Realizou-se em Landeira, Vendas novas no fim de semana de 22 e 23 de Abril de 2017 os Campeonatos Nacionais de Distancia Media e Estafetas de Orientação pedestre, evento organizado pelo ADFA (Associação de Deficientes das Forças Armadas – Delegação de Évora.

Mesmo sem ter conseguido fazer uma prova perfeita, (cometi um erro grande no ponto 17 e mais um pequeno desvio no ponto 19 tudo fruto do meu fraco estado físico), consegui vencer a prova e assim consagrar-me Campeão Nacional de Distancia Media no escalão de H45, consequentemente o COC arrecadou o titulo colectivo em VET 2.

Não foi um fim de semana perfeito mas ficou perto, se na Distancia Media consegui ser campeão Nacional, na estafeta não fui (a minha equipa não foi) alem do 4º lugar em VET 1, mesmo assim em VET 2 os meus companheiros de escalão conseguiram ser Campeões Nacionais de Estafeta (para quem não sabe a estafeta é constituída por 3 elementos, uma vez que somos mais de 3 atletas no escalão alguém tem de ficar de fora).

Mapa Landeira percurso H45 trak

Campeão Nacional de Distancia Media em H45
COC Campeão Nacional de Distancia Media em VET 2

GD4C_2

POM 2017 – dia 4

Depois de três dias de muita Orientação e muita mais confraternização, voltamos a Portalegre para o 4º e ultimo dia competição neste Portugal “O” Meeting 2017.

Depois do que se passou no dia anterior na distancia media (erros já na zona dos pontos), os meus receios eram mais que muitas neste ultimo dia com a prova de distancia longa.

Entrei receoso mas depois de dar uma vista de olhos ligeira pelo mapa tive a percepção que a prova seria diferente quer física quer técnica. Depois de chegar (pensei eu) a zona do 1º ponto de controlo, comecei a ver a melhor opção para o 2º ponto de controlo pois era uma pernada grande e não queria cometer erros técnicos, só que desliguei do ponto um e acabei por procurar o ponto no local errado (perdi cerca de 90 segundos), foi o suficiente para colocar as ideias no sitio e não voltar a desligar do mapa. Tudo correu bem até ao 8º ponto de controlo, mas para o 9º ponto de controlo vi que a melhor opção era ir quase em cima da linha mas depois devido ao cansaço físico decidi ir pelo caminho da esquerda, mesmo assim não consegui fazer a opção que queria (queria ir até ao caminho a sul do ponto e depois subir direito ao ponto), mas já depois de mudar de opção entrei no caminho errado (até era a melhor opção se soubesse o que estava a fazer) e já quase na zona do ponto fiquei sem saber ao certo onde estava mas acabei por encontrar rápido e ponto de controlo.

Até final não voltei a cometer erros e acabei por fazer a minha melhor classificação dos quatro dias, 6º lugar na geral deste 4º dia (mesmo a assim a mais de 7.30 minutos do vencedor), voltei a ser o melhor Português e terminei o POM 2017 em 6º lugar na geral em 103 atletas.

Classificação 4º dia

Classificação Final

Mapa 4º dia H45 – DOMA

GD4C_2

POM 2017 – dia 3

0

Depois de dois dias na Aldeia da Mata, chegou o dia de rumar a Portalegre mais propriamente ao mapa de Entre-Ribeiras e Coutadas para o 3º dia de competição.

Como já conhecia este mapa, foi com algum receio que iniciei a minha prova, e mesmo sem complicar para o 1º ponto de controlo acabei por perder muito tempo (quase 2 minutos), não na pernada mas já na zona do ponto de controlo.

Depois deste erro tentei adaptar a minha navegação ao tipo de terreno mas foi impossível, navegava bem até a zona dos pontos mas não conseguia ter o discernimento necessário para entender o local exacto da baliza dentro do circulo. Pontos 6º, 9º, 10º e 12º foram onde acabei por perder mais tempo.

Foi muito tempo perdido e sempre na zona do ponto de controlo, por isso o 14º lugar na geral a mais de 7 minutos do vencedor Eric Perrin foi o melhor que consegui. Em relação aos atletas Portugueses, acabei por ser o 4º neste terceiro dia de competição.

Classificação WinSplits

Mapa DOMA 3º dia H45

POM 2012 - Dia 4 - Sr. dos Caminhos

POM 2017 – dia 2

0

No segundo dia deste Portugal “O” Meeting voltamos a Aldeia da Mata, desta vez para uma prova de distancia longa. Se na media já tive dificuldades na corrida nem sabia o que haveria de esperar na longa.

Logo que peguei no mapa tive a impressão que a dificuldade ia ser mesmo a corrida pois o mapa embora tive bastante pormenor técnico tinha também o relevo muito acentuado.

Entrei bem no mapa, simplifiquei as opções e o único erro técnico foi apenas no 9º ponto de controlo (confundi as reentrâncias), o ponto onde perdi mais tempo em termos de pernada foi do 13º para o 14º, não por ter feito má opção mas porque tive de fazer um desvio para poder beber agua. Do 14º para o 15º como já estava muito cansado fui passar nas passagens aconselhadas em vez de ir a direito o que acabou por me fazer perder mais alguns segundos.

Voltei a ser o melhor português e novamente o 10º na geral a quase 10 minutos do vencedor o Eric Perrin.

Classificação WinSplits

Mapa Aldeia da Mapa H45 DOMA

GD4C_2

POM 2017 – Dia 1

0

Realizou-se de 25 a 28 de Fevereiro de 2017 nos concelhos de Portalegre, Crato e Alter do Chão mais uma edição do Portugal “O” Meeting, este ano coube ao Grupo Desportivo 4 Caminhos a realização deste épico evento.

Com bons terrenos naquela zona do país, foi fácil criar um grande evento, por isso não foi de estranhar o recorde de atletas inscritos num evento organizado em Portugal por um clube, mais de 2300 inscritos (de recordar que o evento de Orientação com mais atletas organizado em Portugal foi o Campeonato do Mundo de Veteranos em 2008, este evento foi organizado pela FPO em conjunto com os Clubes).

No dia 25, primeiro dia de competição fomos até a Aldeia da Mata para realizar uma prova de distancia média. Com as partidas a cerca de dois km deu para fazer um bom aquecimento, pena eu ter visto mal a minha hora de partida e me tenha apresentado na partida com uma hora de antecedência, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Depois de uma hora de verdadeira seca chegou a minha hora de partida e ao pegar no mapa deu para perceber que ia ser desafiante o meu percurso. Mapa com muito pormenor de terreno, tal como se espera numa distancia média.

Entrei bem no mapa e não cometi erros de navegação, mas a minha condição física não deu para mais. Fui 10º na geral a 4,14 minutos do vencedor Eric Perrin, e fui segundo português, o que a meu ver foi muito bom.

Mapa H45 trak (DOMA)

Ir ao Topo