Portugal “O” Summer 2011
Vila Real, 27 e 28 de Agosto de 2011, depois de alguma incerteza na realização deste evento, fomos até ao Alvão no Sábado e até Vila Pouca de Aguiar no Domingo para mais uma prova da Taça de Portugal em Orientação. Sábado corremos no mapa de Muas, um mapa muito técnico, o que fez com que eu comete-se alguns pequenos erros nas zonas dos pontos. Logo para o ponto 3º tive uma pequena hesitação, pois o ponto não estava visível, mesmo eu estando ao pé dele. Para o 7º ponto de controlo cometi o meu primeiro erro, ainda desci do ponto anterior por cima do escarpado mas mesmo assim falhei na zona do ponto. Já na parte final da prova deitei tudo a perder com dois grandes erros, primeiro para o ponto 22º simplifiquei e fui passar junto ao ponto 24º, mas acontece que não vi o ponto 24º (estava escondido) quando passei por ele e desconcentrei-me levando-me a errar o ponto 22º, depois quando fui para o ponto 24º fui a medo pois como não o tinha visto da primeira vez e tornei a falhar o ponto o que me levou a perder cerca de 4` nestes dois pontos.
Já no domingo corre-mos no mapa da Barragem da Falperra (Vila Pouca de Aguiar), mais um mapa com muita pedra mas desta vez com alguma vegetação que dificultou a progressão em algumas partes do percurso. Mais uma vez cometi alguns erros, uns na zona do ponto mas alguns nas opções. Para o ponto 5º, parei perto do ponto mas não o vi e perdi algum tempo, do 7º para o 8º sai mal, pensei que estava no ponto 8º e comecei a orientar-me para o 9º, só depois é que rectifiquei e mesmo assim já a zona do ponto também perdi tempo. Para o 10º pensei que na esquina do amarelo não se passava por causa da vegetação e tentei apanhar o caminho que ia paralelo ao amarelo, acontece que esse caminho desapareceu e fui ter ao caminho principal, depois quando cheguei novamente junto ao amarelo vi que afinal passava-se a vontade. Até final não tornei a perder tempo, mas com o tempo perdido nestes 3 pontos já não consegui fazer que o 3º lugar da etapa.
Eu ao contrario de alguns atletas gostei deste fim de semana de Orientação, é claro que haveriam algumas coisas a melhorar mas isso há sempre em quase todas as organizações, mas se há alguma coisa a melhorar deveria começar pelo nível dos atletas…
Mapa da Barragem da Falperra trak





